Tenho interesse em

mostrar menos

Entre em contato

(43) 98402-0793

Busca de Imóveis

Lucro imobiliário, o que é isso!!!

12 de março de 2021



Imposto de Renda que incide sobre o lucro da venda de imóveis é de 15%. No entanto, a operação é isenta do pagamento do imposto se o contribuinte vender seu único imóvel por valor igual ou inferior a 440 mil reais, desde que não tenha vendido outra unidade nos últimos cinco anos.

Quando pagar o lucro imobiliário? Caso você não esteja entre os isentos, será preciso pagar o imposto sobre o lucro imobiliário. O recolhimento do tributo deve acontecer até o último dia do mês subsequente à venda e não apenas no ano posterior com a declaração anual do Imposto de Renda.

Para a determinação da base de cálculo (lucro imobiliário) será realizado o cálculo da diferença entre o custo de aquisição do imóvel e o valor da venda. Na regra geral, o custo do imóvel é o que consta da declaração do imposto de renda.

Para isto, basta acessar o site da Receita Federal , baixar o programa Ganhos de Capital (GCAP) e preencher os dados solicitados. Na sequência, o próprio programa faz o cálculo de imposto sobre o lucro imobiliário e gera um boleto para efetivar o pagamento do imposto – o DARF.

link: https://bityli.com/P56zV

Consulte seu contador, pois existe uma tabela progressiva na taxa do Lucro Imobiliário, baseado no valor de venda de seu imóvel, o mínimo é 15%.